Connect with us

°C

Últimos Posts

As 8 crenças que você deve saber sobre os mórmons quando baterem na sua porta

20 de ago de 2017

Missionários mormon

A seguir, uma breve visão geral das crenças do Mormonismo (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) acredita, juntamente com o que a Bíblia realmente ensina, impresso entre os muitos artigos e recursos na parte de trás da ESV Study Bible

1. Apostasia e Restauração

 Os mórmons afirmam que a apostasia "total" superou a igreja após os tempos apostólicos e que a Igreja Mórmon (fundada em 1830) é a "igreja restaurada". Se a Igreja Mórmon fosse verdadeiramente uma "igreja restaurada", no entanto, seria de esperar encontrar evidências históricas do primeiro século para as doutrinas Mórmons, como a pluralidade dos deuses e Deus, o Pai, uma vez que foi um homem. Essas evidências faltam completamente. Além disso, a Bíblia não permite uma apostasia total da igreja (p. Ex., Mateus 16:18; 28:20 , Efésios 3:21; 4: 11-16 ), alerta em vez de apostasia parcial ( 1 Timóteo 4: 1 ) .

  2. Deus 

Os mórmons afirmam que Deus, o Pai, era uma vez um homem e que ele progredia para a divindade (isto é, ele é um homem agora exaltado e imortal com corpo de carne e osso). No entanto, com base na Bíblia, Deus não é e nunca foi um homem ( Números 23:19 , Hos. 11: 9 ). Ele é um espírito ( João 4:24 ), e um espírito não tem carne e ossos ( Lucas 24:39 ). Além disso, Deus é eterno ( Salmo 90: 2; 102: 27 ; Isa. 57:15 ; 1 Tim. 1:17 ) e imutável (ou imutável em seu ser e perfeições; veja Salmos 102: 25-27 ; Mal 3: 6 ). Ele não "progrediu" em relação à divindade, mas sempre foi Deus.

 3. Politeísmo

 Os mórmons acreditam que a Trindade não consiste em três pessoas em um deus, mas sim em três deuses distintos. De acordo com o Mormonismo, existem potencialmente muitos milhares de deuses além desses. No entanto, confiar ou adorar mais de um deus é explicitamente condenado em toda a Bíblia (por exemplo, Ex. 20: 3 ). Existe apenas um Deus verdadeiro ( Deuteronômio 4:35, 39; 6: 4 ; Isa. 43:10; 44: 6, 8; 45:18; 46: 9 ; 1 Coríntios 8: 4 ; Tiago 2:19 ), Que existe eternamente em três pessoas - o Pai, o Filho e o Espírito Santo ( Mateus 28:19 , 2 Coríntios 13:14 ).

 4. Exaltação de seres humanos

 Os mórmons acreditam que os seres humanos, como Deus o Pai, podem passar por um processo de exaltação à divindade. Mas a Bíblia ensina que o anseio de ser divino levou à queda da humanidade ( Gênesis 3: 4ss ). Deus não parece gentil com os seres humanos que pretendem atingir a divindade ( Atos 12: 21-23 , atos de contraste 14: 11-15 ). Deus deseja que os humanos reconheçam humildemente que são suas criaturas ( Gênesis 2: 7; 5: 2 ; Ps. 95: 6-7; 100: 3 ). O estado dos redimidos na eternidade será de imortalidade gloriosa, mas permanecerão para sempre criaturas de Deus, adotadas como seus filhos ( Romanos 8: 14-30 ; 1 Coríntios 15: 42-57 ; Apocalipse 21: 3- 7 ). Os crentes nunca se tornarão deuses.

 5. Jesus Cristo

 Os mórmons acreditam que Jesus Cristo foi o espírito primogênito do Pai celestial e uma Mãe celestial. Jesus então progrediu para a divindade no mundo espiritual. Mais tarde, ele foi concebido fisicamente no ventre de Maria, como o único filho de Deus Pai em carne (embora muitos dos Mórmons presentes permaneçam um pouco vagas quanto a isso). Biblicamente, no entanto, a descrição de Jesus como o “unigênito” refere-se a ele ser do Pai única , one-of-a-kind Filho por toda a eternidade, com a mesma natureza divina como o Pai (ver nota em João 1:14 , Cf. João 1:18; 3:16, 18 , veja também João 5:18; 10:30 ). Além disso, ele é deidade eterna ( João 1: 1; 8:58 ) e é imutável ( Heb. 1: 10-12; 13: 8 ), o que significa que ele não progrediu para a divindade, mas sempre foi Deus. E a concepção de Jesus de Jesus em sua humanidade foi através de um milagre do Espírito Santo ( Mateus 1:20 ).

 6. Três Reinos 

Os mórmons acreditam que a maioria das pessoas acabará em um dos três reinos da glória, dependendo do nível de fidelidade. A crença em Cristo, ou mesmo em Deus, não é necessário obter a imortalidade em um desses três reinos, e, portanto, apenas os mais espiritualmente perversos irão para o inferno. Mas a Bíblia ensina que as pessoas têm apenas duas possibilidades para o seu futuro eterno: os salvos gozam da vida eterna com Deus nos novos céus e na nova terra ( Filipenses 3:20 ; Apocalipse 21: 1-4; 22: 1-5 ), Enquanto os não guardados passarão a eternidade no inferno ( Mateus 25:41, 46 ; Apocalipse 20: 13-15 ).

 7. Pecado e expiação 

Os mórmons acreditam que a transgressão de Adão foi um ato nobre que tornou possível que os seres humanos se tornassem mortais, um passo necessário no caminho da exaltação à divindade. Eles pensam que a expiação de Cristo assegura a imortalidade para praticamente todas as pessoas, se eles se arrependem e acreditam ou não. Biblicamente, no entanto, não havia nada de nobre em relação ao pecado de Adão, que não era um pisoteio para a divindade, mas nada trouxe senão pecado, miséria e morte à humanidade ( Gênesis 3: 16-19 ; Rom. 5: 12-14 ). Jesus expiou pelos pecados de todos os que confiaram nele para a salvação ( Isaías 53: 6 ; João 1:29 ; 2 Corintios 5:21 ; 1 Pedro 2:24; 3:18 ; 1 João 2: 2; 4 : 10 ).

 8. Salvação

 Os mórmons acreditam que Deus dá (praticamente) a todos uma salvação geral à vida imortal em um dos reinos celestes, que é como eles entendem a salvação pela graça. A crença em Cristo é necessária apenas para obter a passagem ao mais alto reino celestial - para o qual não só a fé, mas a participação nos rituais do templo Mórmon e a obediência às suas "leis do evangelho" também são pré-requisitos. Bibialmente, no entanto, a salvação pela graça deve ser recebida através da fé em Cristo ( João 3: 15-16; 11:25; 12:46 ; Atos 16:31 ; Romanos 3: 22-24 ; Ef 2: 8-9 ), E todos os verdadeiros crentes são prometidos vida eterna na presença de Deus ( Mateus 5: 3-8 , João 14: 1-3 , Apocalipse 21: 3-7 ).
Publicidade
Publicidade

Add Comentário

© all rights reserved
Jesus Te Ama